Dúvidas de Sexo

 
 
Parceiros NJ
 
Especial NippoJovem
Jovens japoneses

Saiba como se comporta os adolescentes japoneses

Texto: Redação NJ | Fotos: Divulgação

Por todos os cantos do planeta costuma-se dizer que os japoneses são todos iguais: olhos pretos, cabelos lisos e escorridos, e um jeitinho tímido e comportado. Mas não são. A prova disso está nas turmas de jovens lá do Japão.

Originais e extravagantes, eles mostram que esta idéia está mais ultrapassada do que nunca e que são diferentes, sim. Confira como se comporta um jovem japonês no Japão, o que gosta de fazer e como é essa galera.

Moda
Diferentes :: transgredir é a lei

O Japão talvez seja o país mais bizarro em termos de moda. Lá, os japoneses a levam mesmo a sério, e se vestem de uma forma que mais parecem ter saído das histórias de mangá. Mas claro, tudo de um jeito totalmente particular. Olhos pretos, cabelos lisos e escorridos e pele branquinha já não fazem mais parte do visual da galera japonesa. Hoje, graças à influência ocidental, eles estão com a pele bronzeada, cabelos pintados de loiro, olhos com lentes de contato azul, unhas postiças e mais uma imensa variedade de acessórios que fazem qualquer indivíduo que não more no país esquecer aquela tradicional cultura do quimono.

Entre as garotas, a moda tem uma forte influência da Hello Kitty, a personagem dos desenhos japoneses. As meninas possuem desde materiais escolares até escovas de dente e roupas com a foto da gatinha. Como se não bastasse, ainda se vestem de uma maneira que lembra muito a personagem. Roupas coloridas, lacinhos no cabelo, pulseiras, colares, saltos de plataforma com, no mínimo, 12 cm de altura e ainda, muita maquiagem.

Há também garotas carregando bolsas ou algum acessório de marcas famosas como a Chanel, Christian Dior, entre outras do circuito Paris- Londres-Nova York. Sim, as marcas são também muito cobiçadas pelas garotas desde cedo. Por isso, é muito comum ver as meninas carregando carteiras da Louis Vitton (inclusive falsificadas!).

Cabeça Feita :: cabelos descoloridos

Claro que no Japão, assim como no Brasil, cada uma tem lá a sua tribo, mas nem por isso umas deixam de ser mais ou menos fashion do que outras. A maioria das meninas, no entanto, faz o tipo kawaii (bonitinha, em português), que seria uma espécie de “patricinha” japonesa. Há, inclusive, uma regrinha básica para ser uma verdadeira kawaii: ser menina, ir à Tóquio para observar e comprar tudo o que as garotas da moda estão usando e nunca deixar de usar acessórios cor-de-rosa.

Mas não são só as meninas que se produzem não. Os garotos também curtem estar na moda. Uns arriscam uma cabeleira comprida, outros preferem aderir ao cabelo espetado, mas, independente do estilo, todos com cabelos bem coloridos. As roupas também não ficam para trás. Laranja berrante, amarelo-limão ou qualquer outra cor que chame a atenção faz parte do estilo de roupa que os meninos mais curtem.


Namoro

Há alguns anos, dizer que os jovens eram tímidos e não demonstravam gestos de carinho era normal, mas hoje em dia já é bastante comum ver casais andando abraçados e de mãos dadas. Mas não vá pensando que eles se beijam abertamente igual aos brasileiros! Lá, o namoro consiste em irem juntos ao cinema, restaurantes e karaokê.


Esportes

No Japão os esportes mais populares entre os jovens são o beisebol e o basquete. Mas o futebol vem crescendo, devido a Copa de 2002 realizado entre Japão e Coréia. Outro esporte que tem boa repercussão entre os meninos é o K1 (esporte que mistura vários estilos de artes marciais) Já as meninas gostam de jogar vôlei, um dos esportes que as meninas também curtem por aqui.


Carteira de habilitação

A carteira de habilitação é permitida aos que completarem 18 anos, mas muitos jovens japoneses, ao completarem 16 anos de idade, aproveitam as férias escolares do verão para tirar a carteira de habilitação de veículos de duas rodas (motocicletas) o que é legal nesse caso.


Escolas
Fetiche: Garotas de uniformes são cobiçadas

Os estudantes japoneses estudam muito mais do que nós, brasileiros. É verdade. Você sabia que eles chegam a passar 60 dias mais na escola do que a gente? Além de não terem duas férias escolares anuais - como ocorre aqui no Brasil -, eles ainda chegam a estudar meio-período aos sábados. Mas todo esse tempo gasto na escola também é utilizado para a preparação de festivais e eventos culturais e esportivos. No final do ano letivo, inclusive, todos os estudantes cumprem um ritual tradicional da cultura japonesa: o soji. Trata-se de uma limpeza que eles realizam na escola com o intuito de eliminar tudo de ruim que havia no ambiente e começar o ano com o pé direito.

Outro aspecto que difere o sistema de ensino japonês do brasileiro é que lá, muitas escolas são divididas por sexo, o que não é freqüente por aqui.

Mas uma das características mais marcantes deste povo no que diz respeito à escola é mesmo o uniforme. Nenhum outro povo chega a usar tanto este tipo de vestimenta quanto os japoneses. Eles começam a usá-lo desde criança e só podem deixar de usar a roupa quando entram para a faculdade. Cada escola chega a adotar seu uniforme com uma cor diferente, o que facilita a identificação do aluno nas ruas, caso ocorra algum incidente.

Como já deve saber, as colegiais japonesas são conhecidas por suas saia de preguinha rodada - estilo as da Sabrina Sato, o que desperta a fantasia de muitos homens no país. Inclusive, muitas destas colegiais se aproveitam desta situação e começam a se prostituir para os homens de negócio no Japão, a fim de que possam comprar maquiagens. As garotas adoram se maquiar, embora, nas escolas, elas sejam proibidas de se produzir e nem podem usar brincos.


Arquivo

De bicicleta pelo Japão

Ayumi Hamasaki inspira o novo visual das garotas japonesas

Dragon Ball Evolution

Cosplay, uma arte a parte

Baladas Japas

Vida de DJ

Jovens Japoneses

Gothic Lolita

Beisebol - Jogos da Amizade entre Brasil e Japão

Confraternização nikkei no esporte

J-music conquista jovens no Brasil

Daniel Uemura faz sucesso em novela teen

Jovem apresentador nikkei é destaque
Cultura pop japonesa
Trabalho voluntário
Ecologia: é preciso agir já
Tunning: trabalho artístico e hobby
Em busca do sucesso
Japonês básico
Animês e mangás
Street Dance
Ultra Seven – 40 anos
Mina e Lisa - Novela na internet
Dança do Ventre
The Checkers
Kung Fu
Mensageiros da Paz
Shodô
Soroban, calculadora japonesa
Oshibana
Ikebana
O Japão sob novos olhares
Harajuku
Taikô
Matsuri Dance
Sobrenomes japoneses
Cerimônia do chá
  © Copyright 2001 - 2013 Portal NippoBrasil - Todos os direitos reservados