Dúvidas de Sexo

 
 
Parceiros NJ
 
Especial NippoJovem

Kung Fu
De Bruce Lee aos mangás, arte marcial encanta nas telas

Reportagem e fotos: Francine Sayuri Shimizu/NJ

O kung fu é famoso por se inspirar no mundo animal e imitar seus movimentos. Sua história é cheia de lendas e surgiu há mais de 4 mil anos na China. Alguns golpes são consagrados: quem nunca ouviu falar no golpe do "tigre", da "águia" ou da "serpente"? Além disso, o praticante de kung fu também aprende a usar armas como espada, lança e o nunchaco.

Hoje em dia ele é usado até nos desenhos animados japoneses, em mangás como "Hanma 1/2" e "Avatar". Mas, sem dúvida, a popularização do kung fu veio com Bruce Lee. Ele logo percebeu que o cinema seria a melhor forma de disseminar as artes marciais no ocidente e, através das telas, conseguiu se imortalizar como o melhor lutador de todos os tempos. Entre seus alunos estiveram Steve MacQueen, o diretor Roman Polanski e, inclusive, Chuck Norris.

No Brasil, há cerca de 35 anos o kung fu começou a ser ensinado e atualmente atrai muitos jovens. Daniel Moori, 20 anos, treina kung fu desde pequeno e conta que a prática lhe trouxe diversos benefícios. "Na minha vida fez uma grande diferença. Com 12 anos eu comecei a treinar e, depois disso, mudou tudo. Aprendi a ter mais disciplina e determinação", afirma.




Apesar de não parecer, é uma luta perfeita para as mulheres, pois depende muito mais de movimentos precisos - e de boa dose de sutileza - do que de força física. Maíra Komatsu, 26, hoje encontra-se na faixa verde. "Não acho que seja uma prática violenta, pelo contrário, ela ensina a ter mais controle sobre suas emoções e ações. A busca é sempre do equilíbrio mental e corporal. A filosofia é ainda mais forte do que um simples movimento de animais ou da própria luta em si", comenta.



Os movimentos de luta e defesa são baseados nos que os próprios animais utilizam para seu ataque e sobrevivência. Por isso, desenvolvem-se diversos tipos de atividades nos treinos. São exercícios aeróbicos, atividades relacionadas à ioga, chutes, combate de luta em pé e no chão, equilíbrio, saltos e alongamentos. "Acho que é uma prática completa, tanto na parte física quanto na mental", diz Maíra.

De Bruce Lee...
... aos mangás

No filme "O Vôo do Dragão" (1972), ocorre o combate que ficou famoso entre Bruce e seu ex-aluno, Chuck Norris, no Coliseu romano. Detalhe: esta é a única vez em que Chuck Norris perde em uma luta!

Outro ator que participou como coadjuvante em dois filmes de Bruce Lee foi Jackie Chan, em "First of Fury", como dublê do chefe do Dojo japonês em que é jogado pela janela, e "Enter the Dragon", em que é um capanga que tenta agarrar Bruce Lee, mas que acaba com o pescoço quebrado.

O famoso animê americano "Avatar" é puro kung fu

Não é coincidência: no animê "Naruto" existe um personagem chamado Rock Lee, totalmente inspirado em Bruce Lee

"Street Fighter 2 Victory", a versão animê do game, tem o famoso encontro de Ken e Ryu com o lutador de kung fu Fei Long, em Hong Kong. É lá que também conhecem Chun Li

Se você já jogou o game "Tekken", provavelmente já se deparou com um dos vários personagens que lutam kung fu

Em "Digimon Tamers", um dos 'digiescolhidos' pratica o esporte, apesar de não aparecer lutando

Até as mulheres nos mangás mostram que sabem tudo da arte marcial: em "Sakura Card Captor", Mei Lin sempre aparece lutando junto com Shoaran Lee

O mangá "O Tigre e o Dragão" originou-se depois do sucesso do filme

Os golpes

Há torções de mãos, braços e pescoço, onde o objetivo é travar algum membro do adversário. Se houver resistência, o membro pode até ser quebrado;
Há a técnica de rasteira, em que a velocidade e força da perna visam desequilibrar e levar o adversário ao chão;
Também é comum o uso de chutes nas lutas;
Outro tipo de golpe são as simulações de ataque no olho do adversário, um movimento em que a pessoa precisa ser muito rápida para conseguir puxar um dos braços fora do alcance do corpo.

Ensinamentos do kung fu

Maíra: "Disciplina e persistência. Muitas vezes o aluno não tem e não agüenta ficar por muito tempo nesse esporte. Mas há os que conseguem adquirir. O lado bom é que esse aprendizado acaba se refletindo no dia-a-dia. Além disso, há a busca constante de equilíbrio entre mente e corpo, o desenvolvimento da paciência, o controle da ansiedade e força corporal para atividades diárias."

 

Daniel: "Esta é uma arte ampla. Como toda arte marcial, depende mais do artista marcial do que da arte em si. Ela traz muita determinação, pois quando você se concentra e se dedica a algum esporte, você melhora os estudos, a memória e a saúde.


Maíra e Mestre Amaral em
demonstraçãode golpe no rosto

Dicas de filmes / Cinema

Filmes do ator Jet Li

"O Tigre e o Dragão"
"O Clã das Adagas Voadoras"
"Punhos de Serpente"
"Cão de Briga"

"Romeu tem que Morrer",
"O Beijo do Dragão",
"Hero",
"Mestre das Armas"

*Outra dica é tentar achar documentários sobre os monges shaolin da China

 

Arquivo

De bicicleta pelo Japão

Ayumi Hamasaki inspira o novo visual das garotas japonesas

Dragon Ball Evolution

Cosplay, uma arte a parte

Baladas Japas

Vida de DJ

Jovens Japoneses

Gothic Lolita

Beisebol - Jogos da Amizade entre Brasil e Japão

Confraternização nikkei no esporte

J-music conquista jovens no Brasil

Daniel Uemura faz sucesso em novela teen

Jovem apresentador nikkei é destaque
Cultura pop japonesa
Trabalho voluntário
Ecologia: é preciso agir já
Tunning: trabalho artístico e hobby
Em busca do sucesso
Japonês básico
Animês e mangás
Street Dance
Ultra Seven – 40 anos
Mina e Lisa - Novela na internet
Dança do Ventre
The Checkers
Kung Fu
Mensageiros da Paz
Shodô
Soroban, calculadora japonesa
Oshibana
Ikebana
O Japão sob novos olhares
Harajuku
Taikô
Matsuri Dance
Sobrenomes japoneses
Cerimônia do chá
  © Copyright 2001 - 2013 Portal NippoBrasil - Todos os direitos reservados