Dúvidas de Sexo

 
 
Parceiros NJ
 
Especial NippoJovem
O Japão sobre novos olhares
Jovens descendentes apresentam diferentes
visões sobre a cultura japonesa

Reportagem: Suzana Sakai/NB | Fotos: Arquivo Pessoal, Arquivo NB e Nei Toledo

Às vésperas do centenário da imigração japonesa, muito se fala na preservação cultural. Em meio aos preparativos para os festejos, a equipe do Zashi levantou a seguinte questão: Como os jovens nikkeis interagem com a cultura japonesa?

KIAI
KIAI é um espaço cultural virtual, criado pelos Moyashis, que propõe o debate dos rumos da cultura japonesa no Brasil. Reúne a influência da tradição, o rompimento com algumas maneiras de olhar o mundo, a reconciliação com seus valores. “Repensamos. Absorvemos. Trocamos. Criamos. KIAI não tem sede. Está em nossas buscas”, declaram Flávia e Erika.

Quase cem anos se passaram e o pensamento de quem irá preservar os costumes japoneses já é bem diferente daqueles que trouxeram um pouco do arquipélago para o Brasil.

Diante disso, o Zashi entrou em contato com dois importantes grupos de jovens descendentes: O Moyashis e a Comissão de Jovens da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e Assistência Social (Bunkyo).

O Moyashis foi representado pelas fundadoras Flávia Sakai e Erika Kobayashi. Já o grupo de jovens do Bunkyo participou desse bate-papo com Edwin Hasegawa, Cláudio Kurita e Erika Kurihara. Embora possuam objetivos diferentes, esses dois grupos dão a pista de como será a preservação da cultura japonesa nos próximos anos.

 
Novos rumos

No que depender do grupo Moyashis,
nas próximas décadas a cultura
japonesa será preservada através
de uma releitura do Japão.
Os jovens descendentes pretendem
trazer ao Brasil o Japão contemporâneo,
ainda desconhecido para a grande
maioria dos nikkeis. “O que se divulga
e se consome de cultura japonesa no
Brasil representa um Japão antigo,
tradicional, trazido pelos nossos
avós no início do século XX. Tudo
isso é muito belo e nós respeitamos
muito estes valores, mas essa
imagem está ficando desgastada e,
principalmente, defasada”, explica Flávia.

“Os moyashis têm uma outra visão do Japão, uma imagem criada em cima de outras referências mais contemporâneas, o Japão do livro Fruits, a Tóquio de Harajuku e das parafernálias eletrônicas, da velocidade, do mangá”, completa Erika.

 

Com traços muitas vezes beirando o surreal, as ilustrações do Moyashis propõem uma ruptura com o Japão tradicional, recriando sua cultura sob uma perspectiva pop

 
Preservação

Preservar, valorizar e divulgar a cultura japonesa fazem parte da missão da Comissão de Jovens do Bunkyo. O grupo, que existe há 10 anos, organiza eventos culturais e assistenciais visando o desenvolvimento pessoal e a integração dos voluntários.

O grupo promove mensalmente bate-papos, onde os integrantes apresentam o trabalho realizado e falam sobre temas da cultura japonesa. Além disso, a Comissão ainda realiza ciclos de debates e palestras em parceria com o Museu Histórico da Imigração Japonesa.

Ex-presidentes do Seinen Bunkyo
no corte do bolo comemorativo

Apesar de trabalhar com a identidade cultural dos antepassados japoneses, a Comissão de Jovens do Bunkyo reconhece que o que mais chama atenção nos jovens atualmente é o universo pop que marca o Japão contemporâneo. “Acho que a maioria gosta muito de mangá, animê, ritmos jovens, como j-pop, taikô e yosakoi soran”, diz Cláudio

A Comissão de Jovens do Bunkyo propõe-se a manter viva e cada vez mais valorizada a milenar cultura japonesa. Os eventos organizados pela Comissão privilegiam os aspectos tradicionais do país do sol nascente

 
 
Moyashis
Comissão de Jovens do Bunkyo
Proposta
Releitura da cultura japonesa. Preservação da cultura japonesa
Como surgiu
Flávia e Erika redescobriram o Japão fora do Brasil e sentiram a necessidade de criar uma abertura para o Japão contemporâneo. O grupo surgiu em 1997, a pedido do então presidente do Bunkyo, Sr. Atushi Yamauchi.
Objetivos
Promover um debate sobre os novos rumos da cultura japonesa no Brasil. Organizar eventos culturais e assistenciais.
Conquistas
Legitimação do bailarino Takashi Endo ao Moyashis e a organização do Sarau de Santos. Transformação do encontro Revitalização no fórum Revi e reformulação do Bunka Matsuri.
Como vê a preservação da cultura japonesa nas próximas décadas
Com uma manutenção harmônica e coerente com a realidade dos dias de hoje. Cada vez mais valorizada, com um trabalho contínuo
 

Saiba mais

Quem se interessou pelos Moyashis pode buscar informações sobre o grupo pelos sites www.espacokiai.net ou www.moyashis.blogspot.com.

E quem quiser saber mais sobre a Comissão de Jovens do Bunkyo pode entrar em contato com o grupo pelo e-mail seinenbunkyo@gmail.com.

 
Arquivo

De bicicleta pelo Japão

Ayumi Hamasaki inspira o novo visual das garotas japonesas

Dragon Ball Evolution

Cosplay, uma arte a parte

Baladas Japas

Vida de DJ

Jovens Japoneses

Gothic Lolita

Beisebol - Jogos da Amizade entre Brasil e Japão

Confraternização nikkei no esporte

J-music conquista jovens no Brasil

Daniel Uemura faz sucesso em novela teen

Jovem apresentador nikkei é destaque
Cultura pop japonesa
Trabalho voluntário
Ecologia: é preciso agir já
Tunning: trabalho artístico e hobby
Em busca do sucesso
Japonês básico
Animês e mangás
Street Dance
Ultra Seven – 40 anos
Mina e Lisa - Novela na internet
Dança do Ventre
The Checkers
Kung Fu
Mensageiros da Paz
Shodô
Soroban, calculadora japonesa
Oshibana
Ikebana
O Japão sob novos olhares
Harajuku
Taikô
Matsuri Dance
Sobrenomes japoneses
Cerimônia do chá
  © Copyright 2001 - 2013 Portal NippoBrasil - Todos os direitos reservados