Dúvidas de Sexo

 
 
Parceiros NJ
 
Especial NippoJovem
Cerimônia do chá: Tradição e respeito
Atividade social do Japão celebra estações do ano e a igualdade entre os seres humanos

Reportagem: Suzana Sakai/NJ | Fotos: Patricia B. Rosignoli/NJ

Rituais, tradição, respeito, crescimento interior. Esses são alguns dos fatores que compõe uma cerimônia do chá, também conhecida como chanoyu. O costume foi introduzido no Japão no século XII, juntamente com o zen-budismo.

Os monges utilizavam o chá verde em pó para manterem-se acordados durante suas meditações noturnas. O hábito tranformou-se em filosofia, com a proposta de alcançar a paz com uma xícara de chá dando início ao chanoyu.

Segundo a filosofia zen, a cerimônia do chá possui como princípios básicos a harmonia, o respeito, a pureza e a tranquilidade. O anfitrião terá a preocupação de preparar um ambiente que proporcione aos convidados o contato com esses princípios.

Apesar de possuir esses significados, a cerimônia do chá nada mais é do que uma atividade social do Japão. "'É como se fosse um convite para um cafezinho aqui no Brasil", explica a professora Somi Matsubara.

O ritual exige local e utensílios próprios. O anfitriãopode receber os convidados sozinhos ou com um auxiliar. O número de convidados depende do tamanho da sala onde será realizada a cerimônia.

Normalmente os utensílios, o kakemono (pintura ou caligrafia sobre papel ou seda, montada sobre um rolo de papel geralmente emoldurado com brocado) e o doce oferecido durante a cerimônia são inspirados na estação do ano. O anfitrião possui o cuidado de escolher todos os instrumentos criteriosamente e o convidado, com todo o respeito, irá apreciar.

A sala onde ocorre a cerimônia deve ter uma luz fraca para manter o clima zen. O chão deve ser todo em tatami. Em uma das paredes estará exposto o kakemono. A porta de entrada dos convidados assemelha-se a uma janela, para que todos se abaixem quando entrarem no recinto , em sinal de humildade. "Durante o chanoyu todos são iguais. Os samurais nunca se separam de suas espadas, mas para participar da cerimônia do chá eles precisam deixa-las de lado para ficarem iguais aos outros convidados", explica Matsubara.

Segundo o monge Sen Rikyu (1522/1591), o ponto essencial de uma cerimônia do chá é que seus princípios não se restringem a uma sala de chá, são princípios que devem ser levados por toda uma existência e a disciplina treinada durante toda uma vida.

 
Utensílios
A cerimônia do chá possui utensílios próprios para a sua realização. O anfitrião os escolhe criteriosamente. Devido a esse cuidado, o convidado reserva um tempo para apreciar e indagar sobre os instrumentos utilizados. Confira os objetos utilizados durante o ritual.
Chawan - Tigela onde o chá será servido para o convidado
Mizussahi - Jarro com água natural
Natsumê - Pote com pó do chá
Chasen - Batedor de chá
Hishaku - Concha de madeira para pegar água
Chasaku - Colher de chá
Kamá - Braseiro
Furô - Chaleira
Kensu - Recipiente de metal para guardar água utilizada.
 

O ritual

A Cerimônia do Chá é um ritual que exige muito respeito e apreciação. Para tentar ilustrá-la melhor, a equipe do Nippo-Jovem acompanhou um chanoyu passo-a-passo. Confira!

Curiosidades

• Durante a cerimônia do chá deve-se sempre entrar no tatami com o pé direito e sair com o pé esquerdo.

• No Japão existem doceiros especiais para fabricar os doces oferecidos na cerimônia de chá. O anfitrião procura esses profissionais e falam como querem o doce e o doceiro prepara um alimento artístico de acordo com o pedido.

Colaboração:
• Somi Matsubara
• Akiko Takahashi
• Soga Okino

• A cerimônia é toda realizada de quimono.

• As aulas de cerimônia do chá no Brasil são transmitidas por um professor do Japão.

 
Arquivo

De bicicleta pelo Japão

Ayumi Hamasaki inspira o novo visual das garotas japonesas

Dragon Ball Evolution

Cosplay, uma arte a parte

Baladas Japas

Vida de DJ

Jovens Japoneses

Gothic Lolita

Beisebol - Jogos da Amizade entre Brasil e Japão

Confraternização nikkei no esporte

J-music conquista jovens no Brasil

Daniel Uemura faz sucesso em novela teen

Jovem apresentador nikkei é destaque
Cultura pop japonesa
Trabalho voluntário
Ecologia: é preciso agir já
Tunning: trabalho artístico e hobby
Em busca do sucesso
Japonês básico
Animês e mangás
Street Dance
Ultra Seven – 40 anos
Mina e Lisa - Novela na internet
Dança do Ventre
The Checkers
Kung Fu
Mensageiros da Paz
Shodô
Soroban, calculadora japonesa
Oshibana
Ikebana
O Japão sob novos olhares
Harajuku
Taikô
Matsuri Dance
Sobrenomes japoneses
Cerimônia do chá
  © Copyright 2001 - 2013 Portal NippoBrasil - Todos os direitos reservados