PORTAL NIPPO-BRASIL
 
Dúvidas de Sexo

 
 
Parceiros NJ
 

Descobri que meu irmão de 21 anos está fumando maconha. Ele não usa todos os dias. Geralmente usa nas noites em que sai com os amigos. Ele não nega e acha que é uma coisa normal. Diz que só usa nas festas, mas isso nos preocupa muito. Ele trabalha, paga as contas dele, leva uma vida normal, porém temos medo, porque tudo começa aos poucos.
O que podemos fazer para ajudá-lo enquanto ainda está nesta fase?

Querida, é muito difícil dizer a alguém que ainda não está tendo problemas com as drogas que deixem de usá-las. Afinal, elas dão um prazer e ninguém gosta de renunciar ao que é aparentemente bom. Infelizmente, só quando surgem problemas é que se pode tentar ajudar. Veja o caso do cigarro: todos sabem do risco concreto de câncer. Somente quando tomam consciência que estão doentes é que vão buscar ajuda.

Procure observar seu irmão. Se ele passar a usar mais freqüentemente, isto é, se não for em uma festa, mostre sua estranheza. Se ocorrer mudanças no comportamento, diga isso a ele, pois o usuário de drogas não percebe suas próprias mudanças. Nós costumamos propor a quem diz que não é dependente para ficar um fim de semana inteiro sem usar ou então vá a uma festa e não use. Se ele conseguir, menos mal. Mas, se ficar “chato”, não se divertir e querer ir embora é um sinal de que já não pode aproveitar a vida sem a droga. Está começando a se tornar escravo.

Outra sugestão é questionar como se sente quando vai às festas sem usar. A raiz do problema pode ser fuga de sentimentos ou emoções. Agora, se na família de vocês existem alcoólatras ou outros dependentes químicos, aí a situação é mais grave. O risco aumenta em 60% para o homem e 70% para as mulheres em se tornarem também dependentes. Sugira então psicoterapia. Caso ele não aceitar, freqüente você um grupo de auto-ajuda, como, por exemplo, Nar-Anon.

Desejamos que essa fase do seu irmão passe. Se não passar, busque ajuda. Não se torne facilitadora da doença dele.


Meu ex-namorado usa drogas, mente pra mim e prefere sair com os amigos. Devo continuar atrás dele?

Brigamos diversas vezes até que ele decidiu parar de fumar. De tanto brigar por causa do cigarro, estou perdendo o interesse nele. O que devo fazer?

Quais são os sintomas na hipótese de se tomar diazepan e álcool?

Vi meu irmão usando drogas. Ele disse que se eu contasse alguma coisa para o meu pai, eu ia me arrepender. O que eu faço?

Minha filha de 15 anos está namorando um rapaz que usa maconha, só que ela não sabe disso. O que posso fazer?

Um amigo está usando maconha. Pediu para eu não contar para niguém. Queria um conselho sobre o que fazer para ajudá-lo?


Descobri que meu irmão está fumando maconha. Ele não usa todos os dias. Diz que só usa nas festas, mas isso nos preocupa muito?

Meu namorado foi internado sem querer. Namoramos há dois anos e não sou usuária. Será que ele não vai mais querer namorar comigo?

Estou em apuros com uma pessoa muito próxima. Ela usava o salário inteiro para sustentar o vício e veio me pedir ajuda para parar! A primeira coisa que fiz foi tirar todas as finanças dela. Não posso contar para ninguém.

Meu pai tem problemas com alcoolismo. Um dia desses, me encontrei com minha namorada, mas escondido. Só que ele descobriu. Como estava bebâdo, ligou para a casa dela e falou um monte de baboseiras.

Sou consumidor assíduo de maconha. Já se vai mais um ano e eu continuo parado no mesmo lugar. Enquanto meus amigos estão terminando o 3°, não consigo me conciliar com a escola e uma vida de estudante comum.

  © Copyright 2001 - 2013 Portal NippoBrasil - Todos os direitos reservados